quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Programa 2o. semestre de 2011


Agosto
Dia 04 (Aula - 1) – Apresentação da proposta do curso, apresentação dos alunos e levantamento de temas e questões que deverão ser trabalhadas durante o semestre
Objetivos do curso
  • Discutir diferentes iniciativas para a educação de pessoas jovens e adultas das classes populares, destacando práticas, discursos e instituições estritamente escolares e projetos educativos vinculados a outros espaços, em especial aqueles nos quais a educação é pensada como instrumento de inclusão e/ou “reabilitação”.
    • Compreender identidades e sentidos historicamente construídos em relação a esses grupos, relacionando-os às práticas educacionais dirigidas diretamente a essas populações.
    • Destacar experiências e pesquisas brasileiras a partir de meados do XIX e as conexões entre essas e de outros mundos com as quais dialogam, ora em convergência, ora em conflito.
Dia 11  (Aula 2) – Eixo 1 - Histórias da Educação de pessoas jovens e adultas
Apresentação e discussão do filme "Narradores de Javé"
Leituras sugeridas:
CARDOSO, Heloisa Pacheco. Narradores de Javé: histórias, imagens, percepções. Uberlândia, MG, Revista História e EStudos Culturais, vol. 5, ano V, no 2, abril/maio/junho
Dia 18 (Aula - 3)Eixo 1 - Histórias da Educação de pessoas jovens e adultas
Leitura sugerida: 
HADDAD, Sérgio. O estado da arte das pesquisas em educação de jovens e adultos: a produção discente da pós-graduação em educação no período de 1986-1998: relatório técnico de pesquisa. São Paulo. Ação Educativa, 2000. (http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2428)
FREITAS, Marcos Cezar e BICCAS, Maurilane de Souza. História Social da Educação Brasileira V.3). São Paulo: Cortez, 2009, p.209-247.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira e DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contraoanalfabeto. Coleção Preconceitos. São Paulo: Cortez, 2007, p.31-54

Dia 25  (Aula - 4)– Educação e experiência
Thompson E. P. Educação e experiência. In:____. Os românticos - a Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira Teoria Literária, 2002, p.11-48
Outras leituras sugeridas:
 Setembro
Dia 01 (Aula – 5)Educação e Experiência - Paulo Freire

FREIRE, Paulo.  Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.

 Dia 08 - Não haverá aula - Semana da Pátria

Dia 15 (Aula 6) - Seminário Universidade e a Escola Pública

Dia 22  (Aula 7) – Eixo I – História da Educação de pessoas jovens e adultas

Relato de pesquisa – Maurilane ( Projeto das Múltiplas e Estratégias e outros – NIEPHE)Dia 29 (Aula 8) – Parte II – Sentidos sociais atribuídos à juventude e à maturidade.
Bibliografia da Aula – PERROT, Michelle. A juventude Operária: da oficina à fábrica. In. LEVI, Giovani; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). História dos Jovens 2 – A época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p.83-136.
a) Atividade – trabalho em grupo, exposição e aula dialogada.
Outubro
Dia 06  (Aula 9) – Eixo II – Sentidos sociais atribuídos à juventude e à maturidade.
Leitura sugerida
OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e Adultos sujeitos de conhecimentos e de aprendizagens. Trabalho encomendado pelo GT "Educação de pessoas jovens e adultas" - 22a. Reunião da Anped - 26 a 30 de setembro de 1999. Caxambú. Minas Gerais.
http://www.cinterfor.org.uy/public/spanish/region/ampro/cinterfor/temas/youth/doc/not/libro286/libro286.pdf

Dia 13 - (Aula 10) – Apresentação e discussão do filme - Escritores da Liberdade

Leitura sugerida
FERRO, M. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.

Dia 20 (Aula 11) -  Eixo III – Tempos, espaços, práticas e discursos escolares para educação de pessoas jovens e adultas.
Leitura sugerida
BOTO, Carlota. A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por escrito. Campinas,  SP. Cadernos Cedes. 2003, v. 23, n61, pp. 378-397.
MAHER, Tereza Machado. No mundo sem escrita. Ano 7, no. 12, 1988, p. 42-46.
Dia 27 - (Aula 12) -  Eixo III – Tempos, espaços, práticas e discursos escolares para educação de pessoas jovens e adultas.
Relato de Experiência - Ana Luisa de Jesus (mestrado e doutorado) e Carla Lira (IC)
Novembro

Dia 03 - (Aula 13) -  Eixo III – Tempos, espaços, práticas e discursos não escolares para educação de pessoas jovens e adultas.
Análise do Viver e Aprender (livro do educador e módulo 1 e 2) e comparar com a Cartilha do Operário de Teodoro de Moraes
Dia 10- (Aula 14 ) -  Eixo IV – Tempos, espaços, práticas e discursos não escolares para educação de pessoas jovens e adultas.
Relato de Experiência Profa. Dra. Cláudia Lemos Vóvio (UNIFESP)
 Vóvio, Cláudia Lemos. Impactos da Escolarização: pesquisa sobre a produção de textos em Educação de Jovens e Adultos. GT18 ANPED,Caxambú, Minas Gerais, 2000.
http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1809t.PDF

Vóvio, Cláudia Lemos. Construções identitarias: ser leitor e alfabetizador de jovens e adultos.Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 439-466, set./dez. 2008.
http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0803/080302.pdf 
Dia 17 - (Aula 15) -  Eixo IV – Tempos, espaços, práticas e discursos não escolares para educação de pessoas jovens e adultas.
Relato de Experiência - Maria Angela Salvadori e Encerramento

Leituras
SALVADORI, Maria Angela Borges. Sonoras Cenas Escolares. Revista Brasileira de Educação. 2010, nr.24, p.167-191.
SALVADORI, Maria Angela Borges. Sequestrar a experiência para forjar o técnico:um estudo sobre os Centros Ferroviários de Ensino e Seleção Profissional. Revista Educação, Jundiaí, SP, 2008. p. 99-111.

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